segunda-feira, 21 de julho de 2014

Manias minhas

Tenho algumas manias quando se trata de livros.
Algumas muitas manias que não consigo evitar.

A primeira delas, talvez seja eu olhar para o livro e me sentir pronta para lê-lo. Isso mesmo, preciso estar segura de mim mesma e saber que este é o momento para começa-lo. Ele precisa me cativar antes de tudo. Não basta eu só querer ler, funciona quase como uma conquista, um novo amor que nasce.

A segunda delas é conhecer o livro, saber do que se trata, procurar por algumas críticas e saber do autor. Difícil eu chegar na livraria e escolher um livro aleatório sem saber nada dele. Quando começo a ler tenho um ritual: Vejo a capa (vejo em todos os seus detalhes), sinto o cheiro das páginas, observo a qualidade do papel e da tinta, leio as dedicatórias e então finalmente começo o livro.

Quando percebo que gostei realmente do enredo, leio os últimos parágrafos da obra. Bem insano, mas não consigo ir adiante sem fazer isso.

E por fim, quando termino o livro eu sofro.
Sofro por ter acabado uma história que gostei e por ter me apegado tanto aos personagens. Eu até mesmo sonho com eles, muitas vezes.
É um sentimento incontrolável de voltar para a realidade, um baque sinistro. Eu sinto que, a cada vez que me apaixono tanto por algum personagem, parte de mim se perde no fim do livro, e então voltar pro dia-a-dia fica muito mais difícil, até porque quando leio algo que me apego tanto eu vivo apenas para isso: paro de comer, perco as horas e o sono.

E em seguida, procuro outro livro que me cative em busca de esquecer o anterior e parar de sofrer a tão chamada "ressaca literária" e essa é, a pior parte, porque essa procura de um novo livro para substituir o anterior porque levar dias, semanas ou meses...

E o pior é que não passo por essa todo esse emaranhado de emoções poucas vezes, mas quase sempre fico assim, algumas vezes por mais tempo outras por não tanto.

Nenhum comentário: