domingo, 2 de agosto de 2009

Livros


Há quem negue de coração que detesta ler.

Mas, não acredito que isso de fato exista, mas sim pessoas que não tiveram a grande sorte de ler um bom livro.

E como eu amo de paixão ler, e vou seguir uma profissão que não me deixa sem isso [sim, bibliotecária] e pessoas sempre me pedem uma sugestão de livro bom, cá estou eu, iniciando mais um novo ‘tópico’ no blog. Livros!

Bem, tenho lido alguns ótimos livros, não seguindo uma linha de temas, romances, drama, só desgraceira, enfim, mas hoje começo a comentar sobre um que eu li, e a-me-i!

Ganhei-o de aniversario, foi um presente de um super amigo, chama-se “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago [tem também o filme, mas comecem pelo livro, é mais emocionante].

A historia é sobre uma cegueira que de repente se espalha como doença de pessoa para pessoa, a “ Cegueira Branca”.

É um tipo de cegueira diferente pois o cego, não tem uma visão preta, como acontece na cegueira normal, mas para ela fica como uma capa branca que não os deixam enxergar...

O governo por desconhecer essa “praga” decide exilar os primeiro infectados, um pequeno grupo, em um lugar protegido pelo exercito, tendo que se virarem sozinhos.

O mais ‘interessante’ da trama, é que de todo o país que acaba ficando cego, apenas a mulher de um dos personagens não tem essa praga.

Os exilados entram em um verdadeiro, que passam a viver em verdadeiro estado de selvageria...

Como eles passam a viver? Como é o desenrolar da historia?

Há-há-há, só lendo pra descobrir...

Mas já vou logo avisando, José Saramago é um cara muito inteligente, mas a sua escrita é de uma maneira diferente: poucos são os parágrafos durante o livro, ele tem uma escrita corrida, e as vezes torna a leitura um pouco cansativa; os capítulos são espantosamente imensos, mais um ponto que nos cansa um pouco, mesmo porque você nem sempre tem o tempo de sentar e ler um capitulo inteiro; Por esse ser um livro narrativo os poucos diálogos que ele escreve são expressados entre aspas; fica também estranho a forma da qual ele descreve os personagens e a forma que deles se refere, ele não dá nomes, sempre diz “a mulher do medico”, “ a rapariga”, enfim diferente.

Como disse, ganhei de um amigo muito querido.

E junto com o presente ele me veio com a frase “ tem uma mensagem para você ai”, e José Saramago nenhum pouco bobo, deixa a mensagem bem ‘escondida’, eu diria, é um livro que deve ser lido com muita atenção, qualquer mínimo detalhe que se perde, pode significar um bom entendimento no final...

Bem, está ai..

Uma dica boa de leitura, mas um lembrete: esse livro não é para crianças, creio que acaba se tornando uma leitura maçante e forçada, e ai sim tira a vontade de ler da criatura...

Ok?

Bom proveito...


[quem puder, quando terminar de ler, descubra o que significa a capa do livro.]

2 comentários:

Jeannie D. disse...

Eu acho que na verdade, pessoas que não gostam de ler, não encontraram o livro 'certo'. Não acredito em 'bons' livros, mas em livros 'certos'. Ler é como uma viagem, se for por obrigação, vira uma chata e cansativa viagem de negócios em que vc negocia com palavras tensas. Mas se for por diversão, é como estar em férias, as palavras fluem direto ao coração, o tempo parece nem existir...
Amei seu novo layout. Lindo!

disse...

nunca tive vontade de ler esse livro, não sou muito fã de livros antigos, mas um dia quem sabe crio coragem e leio *-*

beijos!